quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Poupar dinheiro ganhando pouco


Quem acha que poupar dinheiro é tarefa fácil, desengane-se. Economizar não é só gastar menos ou evitar gastos supérfluos, é muito mais do que isso. Principalmente quando os rendimentos não esticam e ficam muito longe de conseguir cumprir todas as obrigações. A verdade é que aforrar, para as pessoas que ganham pouco, é um exercício extremamente complexo que requer um grande método e um esforço de todos os membros do agregado familiar. Neste artigo, deixamos-lhe algumas dicas de como pode poupar, mesmo ganhando pouco.

5 DICAS PARA ECONOMIZAR DINHEIRO MESMO GANHANDO POUCO


1. CORTE OS EXTRAS

Se o orçamento já é curto, é impossível continuar a ter extras que podem muito bem ser banidos do seu orçamento. Comer fora quando pode comer em casa ou comprar coisas que não precisa, são apenas algumas das situações onde a poupança de dinheiro, para quem ganha pouco, pode ser fundamental. Faça uma análise do que são os bens essenciais e do que são os extras e vai ver que tem muito onde cortar.

2. ESTABELEÇA METAS

Num orçamento reduzido, é fundamental que estabeleça metas. Por exemplo, se precisa de investir em determinadas coisas, analise o seu orçamento e veja que folga tem mensalmente para ir juntando para comprar o que precisa. Se ganha pouco, é preferível ir juntando o dinheiro numa gestão equilibrada e controlada por si, do que meter-se em prestações. Nunca sabe quando é que num mês ainda mais apertado, o dinheiro lhe irá fazer falta.

3. UTILIZE OS TRANSPORTES PÚBLICOS

Existem algumas mordomias que têm de ser abolidas de um orçamento curto, como por exemplo o hábito de andar de carro. Bem sabemos que é mais cómodo e que há determinados destinos onde é muito mais fácil chegar de carro, mas se ganha pouco, terá de optar por andar de transportes públicos, o que fica muito mais barato e se reflecte em poupança ao final do mês.

4. REGISTE TODAS AS DESPESAS

A única forma de controlar verdadeiramente o seu orçamento é registando todas as despesas. Hoje em dia há quem tenha a contabilidade toda organizada num ficheiro excel no computador, de forma a ter total controlo sobre o que vai sendo gasto e quanto sobra. Registe todos os ganhos e todas as despesas e vai ver que conseguirá perceber exactamente onde está a gastar mais e onde poderá poupar.

5. DEITE FORA O CARTÃO DE CRÉDITO

Se ganha pouco e vive apertado e ainda pretende poupar dinheiro, não utilize o cartão de crédito. Quem tem um orçamento curto tem de viver mensalmente com o que ganha. Se começar a utilizar cartão de crédito, irá perder mais facilmente o domínio das suas despesas e correrá o risco de perder o controle. Outra das desvantagens é o facto de que, quem utiliza cartão de crédito, não percebe efectivamente quanto dinheiro sobra ao fim do mês que poderá ser poupado.

Fonte: E-Konomista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More