sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ouro do Banco de Portugal vale 15 mil milhões de euros


As reservas de ouro do Banco de Portugal (BdP) valorizaram quase 25% em 2011, beneficiando da subida da cotação do metal precioso nos mercados internacionais. De acordo com o BdP, o valor do stock de ouro fixou-se em 14 964 milhões de euros em Dezembro, mais cerca de três mil milhões face a Janeiro.
Desde 2000, o valor das reservas quase quadruplicou. Feitas as contas, as actuais 382,5 toneladas de ouro nacional representam cerca de 7% do PIB e 19% do montante de programa ajuda financeira externa a Portugal. O BdP não compra nem vende ouro desde 2006. As últimas vendas ocorrem em 2003 e 2006 ao abrigo de um acordo com outros bancos centrais, que limita as vendas deste activo. Desta forma, a valorização do stock não resulta do reforço da carteira, mas do desempenho do ouro nos mercados que, em 2011, conquistou a 11º subida anual consecutiva, beneficiando da crise que se vive nos mercados dívida, obrigando os investidores a apostar em activos-refúgio.
As reservas nacionais já valeram a Salazar o titulo de “melhor investidor sem ganhos”, atribuído pela Bloomberg. O ditador português comprou 695 toneladas em 24 anos, a maior reserva de ouro da Europa. No entanto, numa conjuntura recessiva da economia, o país não beneficia deste activo cada vez mais valioso. O ouro é gerido pelo banco central português e os proveitos com a alienação de ouro ficam retidos no BdP e são consignados a uma Reserva Especial que constitui parte dos capitais próprios do Banco, pelo que o Estado beneficiaria apenas de dividendos. Por isso, os economistas dividem-se sobre a possibilidade de alienar ouro para melhorar as contas públicas.
Fonte: Jornal I

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More